O Papel higiênico é um tipo de papel fino utilizado na limpeza íntima após a evacuação. Pode ser perfumado ou não, e costuma ser vendido em rolos, como o da imagem que ilustra este artigo. É vendido normalmente em mercados, supermercados, drogarias e lojas de conveniências. Diz-se que o papel higiênico foi inventado na China, em 875, mas a invenção também já foi atribuída a Joseph Gayetty, de Nova Iorque, EUA, que a teria concebido em 1857. Explicado né?
Porém. antes de sua invenção, as pessoas costumavam fazer a sua limpeza com outras coisas, veja abaixo:
1 – Lã
Não só os Vinkings, como classes mais abastadas, usavam lã para se limpar. Pobres ovelhas! Outras sociedades usavam renda ou cânhamo.
2 – Cordas
O único recurso para os marinheiros em alto mar era se contentar com a aspereza das cordas usadas nas velas e no barco.
3 – Pedras
Para os gregos, as formas lisas e redondas das pedras eram perfeitas para esse objetivo. Além do mais eram encontradas em quase todos os lugares.
4 – Esponjas e água salgada
Já os romanos pareciam um pouco mais preocupados com sua higiene. Eles usavam uma esponja presa a um pedaço de madeira e depois a colocavam em um balde com água salgada.
5 – Espigas de milho
Nada de pipoca! Muitos usavam espigas de milho debulhadas como papel higiênico, inclusive os portugueses.
6) Maconha
Os franceses usavam folhas de maconha para se limpar. Mas nada de dar grau no processo.
7 – Cascas de coco
Essa foi a escolha dos havaianos… Confortável, né?
8 – Musgo
Os esquimós e outras sociedades usavam musgos – que cresciam em abundância em suas regiões – para ficar mais asseados. Ou assim pensavam.
9 – Gravetos
No Japão era comum usar gravetos de madeira. Aparentemente eles usavam palitinhos para tudo.
10 – A mão esquerda
Muitas sociedades orientais usavam – e ainda usam – a mão esquerda para se limpar depois de fazer as necessidades. Não ligue se na Índia alguém te olhar feio porque você está comendo usando a mão esquerda ou se você a estende na hora de cumprimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário