Páginas

quinta-feira, 23 de julho de 2009

TRIBUTO AO FAROESTE (BY FAZENDA VIRTUAL)

Internet é faroeste. Terra onde quem carrega a estrela no peito e manda prender e soltar, é quem atira mais rápido. Só temos espaço para Clints Eastwoods, Johns Waynes, Bills Elliotts, Roberts Duvalls e afins. Internet é a terra onde os fracos não têm vez.

Pensando nisso, decidi trazer um top de dez sugestões de filmes Western do cinema americano. A lista faz parte de uma eleição promovida pelo American Film Institute, que consultou mais de 1500 membros da indústria cinematográfica para saber quais são os dez maiores bang-bangs da história. Eu não assisti a todos, mas já estou providenciando isso. Uma pena que a iniciativa não tenha contemplado o cinema italiano, que também mostrou ser bem competente no gênero faroeste. Mas, enfim, vamos à lista:

10 – Dívida de Sangue (Título Original: Cat Ballu, 1965)

Nat King Cole solta o gogó

Nat King Cole solta o gogó

Esse é um dos que eu assisti. É um filme sensacional, que recomendo a todos aqui. Dirigido por Elliot Silverstein (The Car, dirigiu alguns episódios de Contos da Cripta), Dívida de Sangue é uma comédia-western que conta a história de Cat Ballou (Jane Fonda — excelente no papel!), uma professora que conta com a ajuda de Kid Shelelen (Lee Marvin), um cowboy decadente e alcoólatra, pra vingar a morte de seu pai. Lee Marvin, que ganhou o Oscar de melhor ator com o personagem, está em belíssima forma e garante boas gargalhadas com os trejeitos do cowboy. Se não bastasse isso, é a última aventura cinematográfica de Nat King Cole, que interpreta músicas narrando os fatos do filme (de forma parecida com o que acontece em Quem vai ficar com Mary?)

09 – Nos Tempos das Diligências (Stagecoach, 1939)

stagecoach

Esse é um clássico do Western, meu pai me fala muito sobre esse filme. Infelizmente, nunca assisti. É um filme dirigido por John Ford, com o lendário John Wayne, que conta a história de um grupo de viajantes de uma diligência que cruzam com o cowboy foragido da prisão, Ringo Kid (Wayne). O delegado resolve ir atrás de Kid e a diligência está para ser interceptada por índios Apache. O resultado? Tiro pra todo lado e o Wayne Way de se resolver as paradas. Stagecoach conquistou Oscar de melhor ator coadjuvante (Thomas Mitchell) e de Melhor Trilha Sonora. Ah, além disso, Orson Welles disse que assistiu a esse filme inúmeras vezes para se inspirar a fazer sua obra prima, Cidadão Kane.

08 – McCabe & Mrs. Miller (1971)

mccabe

Warren Beatty & Julie Christie

Esse é um filme que eu assisti e sei que vale a pena. Dirigido por Robert Altman, McCabe & Mrs. Miller é um filme já do período de decadência do western, mas que traz uma sobrevida ao gênero. A película traz uma subversão dos papéis tradicionais do faroeste: aqui, Constance Miller (Julie Christie), é a mocinha que está longe de ser indefesa; e Warren Beatty interpreta John McCabe, um anti-caubói, que é burro, covarde e desajeitado no manejo com o revólver. É um western que aborda problemas de gênero e um romance doce e contraditoriamente sem romantismo entre as personagens principais. Um filme que é difícil de explicar, que mais vale a pena ser visto. Foi indicado para o Oscar de melhor atriz.

07 – Butch Cassidy (Butch Cassidy & the Sundance Kid, 1969)

Redford & Newman: Incomparáveis

Redford & Newman: Incomparáveis

Precisa falar alguma coisa desse filme? Butch Cassidy traz uma das duplas de foras-da-lei mais divertida da história do cinema com Paul Newman e Robert Redford. Cansados da vida de foragidos, Cassidy, sua namorada e seu comparsa fogem para a Bolívia para uma vida tranqüila. Ledo engano. A vida dos criminosos na Bolívia também é cercada de problemas com a polícia. Newman e Redford estão incríveis, não dá pra dizer quem está melhor no filme. Além disso, o tema principal do filme, Raindrops Keeps Fallin’ on my Head, por BJ Thomas, é um chiclete da melhor qualidade, que não desgruda, depois da primeira audição. E ainda tem a cena da bicicleta, que é uma das preferidas de muitos cinéfilos. Para quem não assistiu, é obrigação assistir! Venceu os Oscars de Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original. Fora as indicações para Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Som.

06 – Meu Ódio Será Tua Herança (The Wild Bunch, 1969)

Cuidado! Homens Maus!!

Cuidado! Homens Maus!!

O título em português é muito pesado, bem forte mesmo. O filme eu vi há muito tempo e lembro de ser bem violento, bem realista. É dirigido pelo mitológico Sam Peckinpah, que tem na sua carreira fracassos assombrosos e, dizem, sofria de um crônico alcoolismo e era uma pessoa bem difícil. Os personagens são muito fortes, as cenas de ação muito bem coordenadas, com planos interessantes e revolucionários para o Western, além de terem closes e câmeras lentas ousadas. Ele narra a história dos Wild Bunch, um grupo de desordeiros que tentam dar um golpe final para garantir sua aposentadoria, a coisa não dá certo e tudo acaba em tiros e mais tiros. Foi indicado para o Oscar de Melhor Roteiro Original e para o de Melhor Trilha Sonora.

05 – Rio Vermelho (The Red River, 1948)


river_cartaz

Outro filme com John Wayne, Rio Vermelho narra a saga de Thomas Dunson (Wayne) que, após muito sangue derramado, toma posse das terras do Rio Vermelho. Anos mais tarde, após Dunson se tornar um grande pecuarista, ele decide levar seu gado a uma terra distante onde o preço da arroba está mais valorizado. A travessia é cercada de perigos e a personalidade durona de Dunson criará grandes problemas com a sua equipe e com seu filho. O filme foi indicado para os Oscar de Melhor Edição e Melhor Roteiro.

04 – Os Imperdoáveis (Unforgiven, 1992)

Eastwood é um pistoleiro decadente

Eastwood é um pistoleiro decadente

Esse é um puta filme. É dirigido e estrelado por Clint Eastwood e ainda traz nomes como Gene Hackman, Morgan Freeman, Richard Harris e outros. É um filme que vai de encontro com os estereótipos do western, mostrando cowboys bêbados e inseguros, que encontram na violência uma válvula de escape para suas frustrações. A história começa com um ataque a uma prostituta. Um cowboy desfigura seu rosto, após ser ridicularizado por ela. O dono do saloon consegue capturar o cowboy, mas o libera após uma indenização. As prostitutas se revoltam e oferecem um prêmio para quem assassinar o cowboy. Um jovem pistoleiro então contrata William Munny (Eastwood) para ajudá-lo no serviço. O lado frágil e oculto do western se revela nessa perseguição. Filmaço, filmaço, filmaço.

03 – Os Brutos Também Amam (Shane, 1953)

shane

Shane é um cowboy que decidiu abandonar a vida de guerreiro do oeste e busca um emprego comum em um vilarejo pacato. Entretanto, os conflitos entre os grandes e pequenos proprietários rurais criam um grande clima de tensão no ar. Shane acaba se envolvendo nos conflitos e a coisa toda cresce em um banho de sangue. Roteiro ideal de faroeste. Esse é um dos filmes obrigatórios do gênero. Foi indicado para o Oscar das categorias de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Filme, Melhor Roteiro adaptado e levou a estatueta de Melhor Fotografia Colorizada. Ah, David Carradine interpretou o personagem Shane em um seriado em 1966.

02 – Matar ou Morrer (High Noon, 1952)

hnoon

Esse é um dos filmes de Faroeste de um gênero que eu curto bastante. É um Faroeste existencial, que traz o mocinho em um drama, um problema de difícil resolução que o assombra e só vai ser resolvido no final. No filme em questão, Will Kane (Gary Cooper) é um delegado jurado de morte por Frank Miller e sua gangue. Miller acaba de deixar a prisão e segue para cumprir sua palavra. Kane enfrenta o dilema entre ficar ou fugir para preservar sua família. O filme tem uma coisa legal que é o fato de se passar em tempo real, com um relógio que aparece na tela marcando o tempo passado de ação. É um filme que desperta angústia, compaixão, raiva… Enfim, tem que ser assistido. Vencedor dos Oscar de Melhor Ator (Gary Cooper), Melhor Edição, Melhor Canção Original (Do Not Forsake Me Oh My Darling) e Melhor Trilha Sonora.

01 – A Desaparecida (The Searchers, 1956)

searchers

Outro filme de John Ford, com John Wayne, outro filme que eu não assisti. Teve pouca repercussão na época de seu lançamento e acabou não conquistando nenhum prêmio. Já ouvi algumas pessoas falando muito bem desse filme, que conta a história de Ethan Edwards (John Wayne), veterano da guerra civil americana, que vai morar no rancho de seu irmão. No entanto, o rancho é invadido por índios Comanche e seu irmão e a esposa são assassinados. Aí Edwards reúne um grupo e parte para o resgate de suas meninas, para a única justiça que o Oeste conhece, a Justiça do aço que assobia.

Perdão pela diagramação, mas o WP está de sacanagem comigo hoje. :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário