Na última segunda-feira (21/09), militares de Honduras cercaram a embaixada brasileira. Tudo porque o presidente deposto Manuel Zelaya resolveu pedir abrigo ao Brasil, numa tentativa desesperada de retomar o poder.
Manuel Zelaya chegou de surpresa na representação diplomática brasileira em Honduras e colocou o Itamaraty no olho do furacão. Os assessores da presidência da república já trabalham com a informação de que o retorno às escondidas de Manuel Zelaya teria a participação do presidente venezuelano Hugo Chávez.
Leia também:
• Diplomata brasileiro diz que embaixada em Honduras está sitiada
• Micheletti diz que não entregará poder a Zelaya
• Especial: Honduras: o papel do Brasil nessa confusão
Para quem não conhece, Honduras é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos da América Latina. Possui a agricultura como ponto forte da economia, empregando quase dois terços de sua mão de obra, sendo exportador de café, banana e camarão.
De acordo com o Estadão, Brasil, EUA e Chile, exigem que seja adotado em Honduras o Acordo de San José, articulado pelo presidente da Costa Rica, Oscar Arias, que defende que o poder seja devolvido a Zelaya para que este comande novas eleições presidenciais em novembro.
O Brasil exige que o governo de Roberto Micheletti negocie com Zelaya condições do retorno dele ao poder. Mas, será que isso é possível ou uma guerra diplomática pode estourar a qualquer momento? O Café com Notícias preparou um videocast sobre este caso inédito de um conflito diplomático entre países, acompanhe:
FOTOS: AF Press, O Globo, Estadão, Veja e Terra.
DO-CAFE COM NOTICIA
SO PARA VARIAR NOSSA GRANDE POLíTICA EXTERNA OBEDECENDO O HUGO CHAVEZ......
Nenhum comentário:
Postar um comentário