Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

POLÍCIA DISFARÇADA PRENDE LADRÕES NO CENTRO DE SP


Durante duas semanas, policiais civis se disfarçaram de taxistas, engraxates e moradores de rua para prender uma quadrilha que roubava motoristas durante congestionamenos no Centro de São Paulo.

Nesta quinta-feira (3), mais de 20 pessoas foram localizadas em um terreno público onde os itens roubados eram trocados por drogas. Com eles foram achados entorpecentes, um revólver, uma faca e dinheiro. Entre os detidos no grupo que estava no terreno, 10 permaneceram presos.

Entretanto, ao longo dos 20 dias de acompanhamento e investigação, outros 12 foram detidos por terem sido flagrados em ataques aos motoristas. O modo de ação é sempre o mesmo, eles aproveitam a lentidão no trânsito para atacar os condutores.
A reportagem flagrou a prisão dos suspeitos: o trânsito para de repente e começa um corre-corre no Centro de São Paulo. O vidro quebrado é do carro de uma mulher, que acaba de ser assaltada. “Ele veio, se aproximou do lado do passageiro com as mãos, estourou o vidro e levou a bolsa”, conta a vítima. Policiais estão por perto e prendem os dois ladrões no mesmo instante.

No momento da prisão, o policial pergunta: “o que você está fazendo?”. A resposta é direta. “Roubando”, diz o preso. Uma motorista que passava pela região desabafa. “Eu já fui assaltada aqui”. A bolsa da vítima é devolvida.

Outra ação de suspeito de roubo foi flagrada durante a noite. O suspeito chega de bicicleta e aproveita a lentidão do trânsito para escolher qual carro atacar. Quando acha, ele quebra o vidro e pega a bolsa. Mas, foi surpreendido pela polícia. A motorista, ainda assustada, recupera a bolsa e o rapaz vai preso. Ele tem apenas 16 anos.
Tráfico
As investigações mostram que os ataques no trânsito de São Paulo têm relação direta com outros crimes. Quem rouba, ajuda a financiar o tráfico de drogas. A negociação é feita em um terreno do eixo Leste-Oeste da cidade. É um entra e sai constante, inclusive de crianças.

Um menino demonstra habilidade com o facão. A arma é escondida na manga da blusa e eles vão para o meio do trânsito. Em minutos, voltam correndo. O que eles acabam de roubar é entregue a um adulto e o pagamento vem em forma de pedras de crack. Segundo a polícia, todos que compram consomem a droga ali mesmo.

Os investigadores disfarçados acompanharam a movimentação por duas semanas e invadiram o local. Mais de vinte pessoas são dominadas. Entre elas há traficantes, foragidos. “O que vocês faziam com o dinheiro que roubam lá no trânsito?”, pergunta o policial. “Eu fumo pedra, senhor”, diz um dos presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário