
Pesquiei e dei uma estudada em tudo que eu achei referente ao assunto... E me surpreendi, pois aproximadamente 71% da superfície de Terra (uma área de uns 361 milhões de quilômetros quadrados) é coberta pelo oceano(como a maioria sabe...), um corpo de água contínuo que geralmente é dividido em diversos oceanos principais e mares menores. Mais do que a metade desta área está sob mais 3.000 metros (9.800 pés) de profundidade.
Este oceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, cada um com suas respectivas profundidades e localização:
Oceano Profundidade Localização
Oceano Antártico 7.235 metros(23.730 pés) Fossa Sandwich do Sul
Oceano Ártico 5.450 metros(17.881 pés) Litke Deep, Bacia da Eurásia
Oceano Atlântico 8.648 metros(28.374 pés) Fossa de Porto Rico
Oceano Índico 7.725 metros(25.344 pés) Fossa de Java
Oceano Pacífico 10.911 metros(35.840 pés) Fossa das Marianas
Mar Mediterrâneo 5.121 metros(17.220 pés) Mar Jônico
As "fossas" ali mensionadas são as regiões mais profundas dos oceanos. Essas regiões são caracterizadas pela ausência total de luz, e por uma pressão atmosférica insuportável para o homem e para a maioria dos animais marinhos. As temperaturas são muito baixas, e a ausência de vegetais é quase completa, essa zona "negra" é habitada principalmente por bactérias heterotróficas e seres necrófagos que se alimentam de uma chuva constante de restos de seres vivos, detritos orgânicos e cadáveres que se depositam no fundo, bem como predadores que se alimentam de necrófagos e se comem uns aos outros. Os habitantes dos fundos marinhos incluem esponjas, anémonas-do-mar, bem como uma variedade de peixes cegos, alguns com filamentos fluorescentes que podem atrair potenciais presas.
A fossa oceânica mais profunda da Terra é a fossa das Marianas, a leste das Filipinas. A Fossa das Marianas é o local mais profundo dos oceanos, atingindo 11.500 metros de profundidade. Localiza-se no Oceano Pacífico, a este das Ilhas Marianas, na fronteira convergente entre as placas tectónicas do Pacífico e das Filipinas. Geologicamente, a fossa das Marianas é resultado geomorfológico de uma zona de subducção.
O fundo da fossa das Marianas foi atingido em 1960 por um batiscafo da marinha dos Estados Unidos da América tripulado pelo tenente Don Walsh e o cientista suíço Jacques Piccard, e de nome Challenger 2. O batiscafo é um aparelho destinado à medição das profundezas dos oceanos. O local foi baptizado com o nome Challenger Deep.

DO:FLOR DE CABELO
Nenhum comentário:
Postar um comentário