Páginas

domingo, 25 de março de 2012

Espanhóis criticam as novas exigências Brasileiras para entrar no país. Pimenta nos olhos do outros é?


O governo da Espanha criticou na última terça-feira (28/02) a postura do Brasil por decidir endurecer as condições para entrada de espanhóis no país. O secretário espanhol de Assuntos Externos, Gonzalo de Benito, ao ser questionado durante um evento em Genebra, afirmou que Madri tentará reverter às decisões de Brasília antes que as mesmas entrem em vigor, a partir de 02 de abril. Benito disse que as novas regras são "injustificadas" e "além do normal". Saiba mais detalhes e o que muda com as novas regras a seguir.
Pimenta nos Olhos dos Outros é Refresco!

As exigências são as mesmas feitas pela Espanha para os brasileiros que viajam aquele país. Os espanhóis para desembarcarem em território brasileiro a partir de abril em diante terão de apresentar:

* Passagens de ida e volta;
* Comprovantes de reserva de hotéis (quem não for se hospedar em hotéis terá de apresentar uma carta-convite da pessoa que o convidou, com assinatura registrada em cartório e comprovante de residência em anexo);
* Prova de que têm recursos para se manter no Brasil pelo período da estada e pelo menos R$ 170 por dia por pessoa, o equivalente a cerca de 74 euros (a comprovação poderá ser feita por meio de cartão de crédito internacional, mas o titular deve apresentar uma fatura em que conste o limite permitido de gasto);
* Passaporte com pelo menos seis meses de validade.

O Itamaraty tomou está decisão depois de uma série de negociações frustradas para tentar diminuir as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros que chegam à Espanha. Estas discussões binacionais começaram desde 2008.

"Isso é algo que estamos falando com o Brasil. Claro que cada país pode colocar as condições que quiser para a entrada de pessoas em seu território. Mas entendemos que, diante do conjunto das relações que temos com a América Latina - e em especial com o Brasil -, não se justifica que espanhóis tenham restrições à entrada que vão além do normal e do que tínhamos até agora", declarou o secretário espanhol diante de todas as novas exigências.

Benito quer que seja feito um acordo antes das regras passarem a valer no dia 2 de abril, mas não deu sinais que estaria disposto a rever as regras do seu país para a entrada dos brasileiros (mas quem quer alguma coisa tem que oferecer algo em troca!). "Esperamos chegar a uma solução, para permitir que o fluxo de intercâmbio continue com normalidade e sem os obstáculos que sejam os minimamente imprescindíveis", disse.

"São medidas que nós (os países) vamos tomando diante dos fluxos que temos. Mas esperamos chegar a uma melhoria nas condições para a entrada de espanhóis no Brasil", concluiu o secretário evitando afirmar que a medida do Itamaraty seja agora uma retaliação, após a mudança no fluxo de imigração.

Entre 2000 e 2007, a Espanha recebeu 5 milhões de imigrantes, mas, pela primeira vez em 30 anos, registrou em 2011 uma saída maior do que entrada em seu território. O Brasil tornou-se um dos principais destinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário