Páginas

terça-feira, 28 de abril de 2009

No Dia do Goleiro, 5 defesas memoráveis e alguns frangos

Hoje é dia do goleiro. Nada mais justo então do que homenagear a data com alguns dos lances em que os goleiros se tornaram os protagonistas, seja pro bem ou para o mal.

Vamos começar com os lances de glória, com um mini-top 5 de defesas históricas que eu me lembro:
5 - Gordon Banks - Brasil x Inglaterra - Copa do Mundo de 1970

A defesa considerada por muitos a mais espetacular e difícil de todos os tempos, quando o arqueiro inglês salvou um gol certo após o cabeceio de ninguém menos do que Pelé.

4 - Rene Higuita - Inglaterra x Colômbia - Amistoso em 1995

A famosíssima Defesa Escorpião do folclórico goleiro colombiano Higuita, que aconteceu em pleno estádio de Wembley.
3 - Gregory Coupet - Barcelona x Lyon - UEFA Champions League 2001/2002

Essa defesa é duplamente espetacular. Primeiro com ele salvando de cabeça o chute por cobertura do Rivaldo. E em seguida, caído, salvando outro gol certo.value="http://www.youtube.com/v/iieYg7Sm8FM&color1=0xd6d6d6&color2=0xf0f0f0&hl=en&feature=player_embedded&fs=1">

2 - David Seaman - Arsenal[bb] x Sheffield United - Copa da Inglaterra de 2003

Seaman é mais famoso por seus frangos, incluindo o famoso gol por cobertura do Ronaldinho Gaúcho nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2002. Mas essa defesa redime qualquer goleiro de quaisquer frangos.value="http://www.youtube.com/v/fKjO4C6tbWw&color1=0xd6d6d6&color2=0xf0f0f0&hl=en&feature=player_embedded&fs=1">


1 - Rodolfo Rodriguez - Santos x América de Rio Preto - Campeonato Paulista de 1984

O trabalho de um goleiro é não deixar a bola entrar, certo? Por isso que Rodolfo Rodriguez merece entrar nessa lista. Afinal, se essa defesa (que na verdade são CINCO defesas) perde em estética e em acrobacia para outras, ganha no fator eficiência. E sorte também.

Afinal, no primeiro chute ele vai mal e bate roupa, para em seguida fazer um milagre em cima da linha. A bola sobra para outro atacante do América que enche o pé na pequena área e vê o goleiro uruguaio fazer outro milagre. A bola acaba sobrando de novo pro time do América e não demora a vir outro chute no canto, que ele rebate, para logo depois salvar outra vez o rebote à queima-roupa. Espetacular!

Só vendo pra acreditar:

- - -

E como alegria está longe de fazer parte da vida de um goleiro, não poderia faltar uma homenagem ao embaraçoso momento do frango.

Mas como os vídeos de frangos do Youtube são uma verdadeira porcaria, vamos ficar só com uma seleção dos maiores frangos do Brasileirão 2008, estrelando principalmente o Clêmer:

E claro, o peru que Fábio Costa levou no jogo contra o Palmeiras semana passada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário