Páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Olha só quem está falando...

Lula chama de 'imbecis' e 'ignorantes' críticos do Bolsa Família



“Ainda tem gente que critica o Bolsa Família. Eu acho normal. Eu atingi uma idade que eu não tenho mais o direito de me ofender com essas coisas. Alguns dizem assim: o Bolsa Família é uma esmola, é assistencialismo, é demagogia e vai por aí a fora. Tem gente tão imbecil, tão ignorante, que ainda fala ‘o Bolsa Família é para deixar as pessoas preguiçosas porque quem recebe não quer mais trabalhar’”, disse o presidente.

Para ele, "a ignorância é de tal magnitude que as pessoas pensam que um ser humano vai ganhar R$ 85 e vai deixar de ter perspectiva de ganhar os R$ 616 que uma formanda vai ganhar tendo um trabalho decente".

"As pessoas que pensam que o Bolsa Família é isso são as mesmas que acham que o cara mora num barraco na favela porque quer, que o povo é pobre porque é vagabundo, porque não quer trabalhar, estudar… ou seja, essa forma simplista de ver as coisas, não permite sequer que esse ignorante lembre que o país é dividido entre as pessoas que tiveram oportunidade e as que não tiveram oportunidade", disse o presidente.

Durante o discurso, o presidente chegou a chorar ao falar sobre a sua trajetória aos formandos. Segundo Lula, o país "dá uma lição ao mundo" por ter levado à Presidência um presidente e um vice que não têm diploma universitário.

“Pela primeira vez, na história do Brasil e não sei se na história do mundo, o Brasil tem um presidente da República e um vice-presidente da República que não tem diploma universitário. Nem eu, nem o José Alencar somos doutores", disse ele.

Ele ressalvou, no entanto, que "o fato de o Brasil ter o José Alencar e eu na Presidência não é convocação para as pessoas não estudarem. Pelo contrário, todos têm que estudar cada vez mais."



Meu Deus, esse tal de “presidente” é mesmo um comediante!
Dizer que dar dinheiro para as pessoas não as fará deixar de trabalhar, Ceeeerto...
Tenho duas histórias pra ele, uma meio fábula e outra real.

Vamos começar pela “fábula”.

Imagine que, numa pequena vila litorânea, um só homem pesque e que essa seja uma das principais atividades da vila. Ele, para poder exercer tal atividade, gasta certo dinheiro comprando linha, isca, peso e etc. Ou seja, através da pesca, ele injeta capital no comércio da vila. Todo dia, esse pescador segue a mesma rotina: acorda, compra seu material de pesca, pesca seu peixe e volta para casa para comê-lo. Agora, imagine que certo magnata rico chegue nessa vila e, sei lá, simpatize com esse pescador e passe, diariamente, a dar um peixe a ele. Logicamente, esse pescador agora deixará de exercer sua função e, conseqüentemente, deixará de fazer girar a pequena roda da economia da sua vila e, nisso, nenhum progresso será alcançado.
Com a tal “Bolsa Família” o Sr. Presidente faz exatamente o mesmo.

“Ah, mas um dos argumentos do Sr. Molusco é que a pessoa que recebe o dinheiro da bolsa família vai querer continuar trabalhando para ganhar ainda mais”. Disso, eu já não tenho certeza. E é aí que entra a segunda e real história.

Minha professora de geografia tem uma fazenda/sítio no interior de algum Estado aí (irrelevante). Um dia, no caminho da sua fazenda, ela viu uma mulher sentada numa cadeira ao lado de uma bela árvore frutífera, na frente de uma pobre fazenda. Não lembro qual era a fruta, vamos dizer que era manga. Minha professora achou aquelas mangas muito bonitas e quis comprá-las:

— Com licença, moça. Quanto custa a manga? — perguntou minha professora.
— Ah, isso ai? A senhora pode levar… — respondeu a moça das mangas.
— Mas a senhora não cobra nada?
— Não.
— Sabia que a senhora podia colher essas frutas e vendê-las?
— Uhum…
— Ou então, na própria fazenda, podia fazer um belo doce e, com pouco dinheiro gasto, vender por ainda mais!
— É… — suspirou a moça.
— Olha, a senhora não quer mesmo vender? Muitos turistas comprariam e você faria um bom dinheiro!
— Não, não… a senhora pode levar quantas quiser…

Minha professora, notando que essa era uma “luta” perdida, desistiu e levou 3 sacolas cheias da fruta, sem pagar nada.
Então, você vê por este exemplo verídico; não sei aonde o presidente vê toda essa ambição do povo pobre (sem ofensa) de querer mudar de vida. É claro que existem pessoas diferentes, mas eu sinceramente acredito que esse é o espelho da maior parte da população, que simplesmente se acomoda em torno do dinheiro distribuído pelo governo.

E isso, rapidamente, me leva a outro tópico; um assunto corriqueiro das minhas conversas comigo mesmo. Por que o governo faz isso? Sinceramente… por que, em vez de tentar mesmo resolver o problema, canalizando esse dinheiro para projetos como educação e geração de empregos, o Estado “tampa o sol com a peneira”? Minha opinião? Votos.

Vamos pensar na situação do presidente Lula (supondo, claro, que ele realmente tivesse planos efetivos e inteligentes para a resolução de problemas).

2002: Ele acaba de chegar ao poder (1º mandato).
Em 2006, serão realizadas novas eleições e, de acordo com nossa constituição, ele pode ser re-eleito. Você, sinceramente, acha que ele vai colocar tais projetos em prática — visto que estes iriam desagradar a maior parte da população: os pobres — ou vai realizar projetos ridículos de “soluções” momentâneas que agradam a massa para garantir votos e uma re-eleição? Ha! Quase não há dúvidas. E isso não acontece só na presidência! Por todo o Brasil, políticos trocam soluções efetivas por votos.

Esse é o maior problema: o Brasil só vai mudar quando os políticos realmente quiserem fazer mudanças no país, independentes de mais votos ou não.
Podemos facilmente comparar com times de futebol. Pegue um time onde os dirigentes não estão nem ai para o clube e só querem saber dos seus interesses (ganhar mais dinheiro/continuar no poder). As chances desse time ter sérios problemas é muito grande, e podemos observar vários exemplos no próprio campeonato brasileiro.

As coisas só vão mudar quando um verdadeiro louco sair daquele bando e governar para obter mudanças, independente de qualquer outra coisa. [+ grito do Corinthians, pra quem não percebeu]

“Nós estamos pagando pra essas pessoas ficarem em casa fazendo filhos e recebendo por isso.
E ainda somos chamados de imbecis, ignorantes...
Nem tenho o que falar pra expressar a revolta.”

E você o que acha? Lembrando que essa é a minha OPINIÃO.

DO ISTO ERA BLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário