Páginas

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Aprenda a evitar acidentes com cobras, aranhas e escorpiões

A atenção em lugares que sejam o habitat de animais peçonhentos deve ser redobrada. Algumas medidas podem ser tomadas para diminuir o risco de um ataque, veja a seguir os principais cuidados.

Como evitar acidentes com cobras


>> Não andar descalço. Sapatos, botinas, botas ou perneiras devem ser usados, pois evitam 80% dos acidentes.
>> Olhar sempre com atenção o local de trabalho e os caminhos a percorrer.
>> Usar luvas de couro nas atividades rurais e de jardinagem, nunca colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras.
>> Não utilizar diretamente as mãos ao tocar em sapé, capim, mato baixo, montes de folhas secas; sempre usar um pedaço de pau, enxada ou foice, se for o caso.
>> Tampar as frestas e buracos das paredes e assoalhos.
>> Quando entrar em matas de ramagens baixas, ou em pomar com muitas árvores, pare no limite de transição de luminosidade e espere sempre a vista se adaptar aos lugares menos iluminados.

>> Se por qualquer razão tiver que abaixar-se, além de olhar bem o local, bater a vegetação ou as folhas. A coloração da jararaca e da cascavel se confunde muito com a das ramagens e folhas secas. Muitos acidentes ocorrem porque a pessoa não percebe a presença da serpente.
>> Não depositar ou acumular material que possa ser descartado perto da habitação rural, como lixo, entulhos e materiais de construção. Procure manter sempre a calçada limpa ao redor da casa.
>> Evitar trepadeiras muito encostadas à casa, folhagens entrando pelo telhado ou mesmo pelo forro.
>> Controlar o número de roedores existentes na área de sua propriedade. Além de diminuir outros problemas de saúde pública, a diminuição do número de roedores irá evitar a aproximação de serpentes venenosas que deles se alimentam.
>> Não montar acampamento perto de plantações, pastos ou matos denominados “sujos”, regiões onde há normalmente roedores e um maior número de serpentes.
>> Não fazer piquenique às margens de rios ou lagoas. Procure manter uma distância segura e evite também encostar em barrancos durante a pescaria.
>> Manuseio de serpentes vivas deve ser feito com laço de luz ou com ganchos apropriados, por pessoas treinadas e com aptidão para o ofício. Não tocar nas serpentes, mesmo mortas, pois por descuido ou inabilidade há o risco de ferimento nas presas venenosas.
>> Evitar a aproximação da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins durante o amanhecer e o entardecer, tanto em sítios, fazendas, chácaras ou acampamentos. É nesse momento que as serpentes estão em maior atividade.
>> Proteger os predadores naturais de serpentes como as emas, as siriemas, os gaviões, os gambás e cangambás. Manter animais domésticos como galinhas e gansos próximos às habitações que, em geral, afastam as serpentes.

Como evitar acidentes com aranhas e escorpiões

>> Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem.
>> Examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las.
>> Afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários.
>> Não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção.
>> Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede.
>> Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros, meia-canas e rodapés; utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos.
>> Manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros; evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada.
>> Combater a proliferação de insetos, principalmente baratas e cupins, pois são alimentos para aranhas e escorpiões.
>> Preservar os predadores naturais de aranhas e escorpiões como seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas.
>> Limpar terrenos baldios pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas.
>> Não colocar mãos ou pés em buracos, cupinzeiros, monte de pedra ou lenha, troncos podres etc.

Fonte: Instituto Butantan

Nenhum comentário:

Postar um comentário