Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Camuflagem Militar, um cheat na guerra?

Camuflagem Militar, um cheat na guerra?

Em uma guerra, o objetivo da camuflagem é muito simples: esconder os soldados e seus equipamentos do alcance dos inimigos. Ela se torne um elemento muito importante nas operações militares de muitos países. Vamos conhecer um pouco de seu histórico e evolução.

camofrance2

O nome camuflagem vem de camoufler, palavra do francês que o seguinte significado “a véu cego.”

A utilização da camuflagem na Guerra teve início no séc. XX, em épocas anteriores os exércitos em todo mundo tinha o costume de elaborar uniforme com cores fortes e chamativas, acreditando que isso intimidaria os seus inimigos, mas na verdade era como se tivesse uma placa dizendo: “Seu alvo está aqui, mate-me”. Mas também pode ser dito que essa expressão em cores nos uniformes nos exército antigos ajudava a identificar aliados e/ou inimigos durante um combate. No caso dos indígenas, as cores que eles utilizavam na guerra tinham todo um caráter religioso.9781855327672

rain dancer

Os ninjas foram considerados como uma exceção, embora eles não formavam um grupo de combate, pois não usam uniformes escandalosos e sim vestimentas pretas, pois suas ações normalmente aconteciam à noite.

ninja-baby

Com o surgimento de armas como o rifle de repetição, metralhadoras e armas rápidas, a utilização de uniforme com cores chamativas trouxe muitas baixas a muitos exércitos, pois essas vestimentas indicavam para o inimigo onde seus soldados. Em consequência disso, os exércitos começaram a utilizar uniformes de cores básicas, sendo as primeiras a ser utilizado o verde, que foi adotado pelos alemães, por seus carabineiros, e o caqui, que foi adotado pelos britânicos em 1857 durante combates na Índia, e logo influenciou todos os uniformes do império.

No início do séc. XX, muitos países adotaram novas cores aos seus uniformes de guerra, como os EUA e a Rússia que seguiram a tendência dos britânicos, mudaram seus uniformes para a cor caqui. Os Italianos optam pelo verde acinzentado, os Alemães adotaram o ‘capim-cinzento. Até esse momento estas eram as nações que tinham adotado cores básicas em seus uniformes de guerra. Com o início da primeira guerra mundial em 1914, muitas nações que mantiveram outras cores em seus uniformes sofreram muitas baixas, e em 1915 algumas nações também adotaram novas cores em seus uniformes, o franceses começaram a utilizar o ‘azul horizonte’, e os belgas o caqui, assim como em outros exércitos. Nesse mesmo período a França estabeleceu o Departamento de Camuflagem, que elaboravam camuflagem para Atiradores de longas distâncias (Sniper) e soldados que executam serviços avançados, sendo seus uniformes feitos por pintores, artista, escultores, artistas de teatro. Na sequencia disso, outros países criaram seus próprios departamentos de camuflagem.

france_13RDP_g-005

A camuflagem também foi adicionada a capacetes, os alemães usavam capacetes de aço em cores verde, dourada ou ocre. As tropas especializadas, notadamente snipers, podiam receber vários itens de camuflagem, incluindo véus para a cabeça e rifles, e até uma roupa toda especial, surgida na Escócia, chamada gillies. A Camuflagem também foi utilizada para cobrir equipamentos, veículos, armazéns de provisões e munição, da maneiras que podemos ver nas figuras abaixo.picoccb90bagressor

0589681

Dicas do dia: Estar camuflado apenas não basta, o soldado precisa levar em consideração algumas questões sobre sua movimentação em combate. Por exemplo:

1) Fundos. Fundos são importantes, e o combatente deve se misturar com eles o máximo possível. As árvores, arbustos, grama, terra, lama e estruturas artificiais que formam o fundo variam em cor e textura. Isto torna possível para o soldado se misturar com eles. Deve-se selecionar árvores ou arbustos ou outros fundos para se misturar com a camuflagem e absorver a sua figura. O soldado deve sempre considerar que o inimigo pode conseguir observá-lo.

2) Sombras. Um soldado é facilmente visto ao ar livre em um dia claro, mas nas sombras é difícil de ser visto. As sombras existem na maioria das condições, dia e noite e em vários ambientes. Sempre que possível a movimentação deve ser feita nas sombras.

3) Silhuetas. Uma silhueta baixa é mais difícil de ser vista pelo inimigo. Então, o soldado deve se manter abaixado, agachado ou deitado a maior parte do tempo.

4) Reflexos brilhantes. Refletir a luz é quase que suicídio. Uma superfície brilhante chama a atenção imediatamente e pode ser vista a grandes distâncias. Por isso todas as superfícies brilhantes devem ser camufladas de forma criteriosa. Deve-se ter muito cuidado com óculos e lentes de binóculos.

5) Linhas do horizonte. Podem ser facilmente vistas figuras na linha do horizonte de uma grande distância, mesmo a noite, porque um esboço escuro se salienta contra o céu mais claro. Uma patrulha deve usar a cobertura do terreno e só cruzar áreas abertas apenas nos pontos mais estreitos.

6) Alterar de esboços familiares. Equipamentos militares e o corpo humano são esboços familiares ao olho humano. O soldado propositadamente alterar essas silhuetas ou disfarçá-las usando por exemplo capas de camuflagem (ghillie suit). Deve-se também sempre que possível alterar os seus esboços da cabeça às solas das botas.

7) Disciplina de ruídos. De nada adianta a mais perfeita camuflagem se os soldados não guardam silêncio. Um simples ruído ou barulho da voz humana pode ser detectado pelo inimigo. O soldado deve manter o silêncio o máximo possível, comunicando por sinais ou toques, e só falando quando extremamente necessário em tom baixíssimo e com a absoluta certeza de que o inimigo não poderá escutar nada.

Bom é isso!

DO:NO CHAOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário