Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Cuba: Viagens, Cultura, Locais, Praias (Varadero e Cayos), Havana, Hotéis, História e Curiosidades

O Blog Viagens PT Passatempos apresenta Cuba nas Caraíbas

Localização

Cuba é um arquipélago situado no norte do Mar das Caraíbas na América do Norte composto por 4195 ilhas, ocupando a Ilha de Cuba 95% do território. Os países mais próximos são as Bahamas, o Haiti, as Ilhas Caimão, Jamaica e os Estados Unidos da América (a norte de Cuba fica o estado da Florida).
A Ilha de Cuba tem uma geografia de predominantes planícies onduladas e algumas montanhas no sudeste. A capital é Havana.

Mapa de Cuba

Image Hosting by imagefra.me

Image Hosting by imagefra.me

Clima

Clima tropical com estação chuvosa de Maio a Outubro (mas mesmo assim quente) e estação seca de Novembro a Abril. Entre Julho e Novembro o país é afectado por alguns ciclones, mas praticamente todas de fraca intensidade, além de todos os hotéis estarem preparados para o efeito. As temperaturas anuais ficam-se pela média de 25ºC (muito raramente baixando dos 10ºC). A temperatura do mar é apetecível, rondando durante todo o ano os 23ªC. Durante um ano, em Cuba 330 dias são de sol. Resumindo, pode-se visitar durante todo o ano.

Image Hosting by imagefra.me
Havana no Verão
História

Cuba foi descoberto na primeira viagem de Cristóvão Colombo em 1492 e foi tomada pelos espanhóis em 1512 que se renderam aos estado-unidenses e a entregaram em 1899. O domínio norte-americano durou até ao dia 1 de Janeiro de 1959 quando o Exército Rebelde liderado por Fidel Castro conquistou a liberdade e desde então sofreu embargo dos Estados Unidos que só por Barack Obama começou a ser levantado. Fidel governou até 2006, altura em que adoeceu, sendo substituído pelo seu irmão Raul Castro e entregou-lhe o poder oficialmente em 2008.

Image Hosting by imagefra.me
Fidel e Raul Castro

Cultura e Locais a Visitar
O povo cubano vive descontraidamente e calmamente até nas cidades e não opressivamente como muitos pensam. São também um povo muito amistoso para com os turistas. Conta com cerca de 30 museus, excelentes hotéis, resorts e tudo o que um turista possa desejar. A vida nocturna é mais intensa na capital e em Varadero, mas nunca deixando de ser amistosa e tranquila. Os teatros, a ópera, o cinema e danças como o Cha Cha Cha e Salsa atraem cubanos e estrangeiros. Havana conta também com os mundialmente conhecidos festivais: o Festival Internacional de Teatro e o Festival Internacional de Cinema Latino Americano. Os eventos desportivos são gratuitos e o futebol é muito praticado logo a seguir ao basebol (desporto oficial). Sendo um país com muita costa, praias e recifes paradisiácos não podiam faltar mergulho, windsurf, pesca, surf e ski aquático. No sudeste praticam-se desportos de montanha. Os passeios a cavalo também são uma boa opção. O Carnaval de Havana é em Fevereiro mas tem pouca expressão enquanto que o original Carnaval de Santiago de Cuba em Julho é vivido intensamente e tem como exclusividade o desfile de “congueros”.

Image Hosting by imagefra.me
Congueros no Carnaval de Santiago

Locais recomendados:
Varadero

Cayo Coco

Cayo Largo

Viñales

Parque Baconao
Image Hosting by imagefra.me

Património Unesco:
Centro Histórico Urbano de La Habana Vieja (Havana)
Valle de Viñales (Pinar Del Río)
Trinidad e El Valle de los Ingenios (Sancti Spiritus)
Parque Nacional Desembarco del Granma
Castillo de San Pedro de la Roca (Santiago de Cuba)
Paisagem arqueológica das primeiras plantações de café no sudeste de Santiago de Cuba.
Parque Nacional Alexandre de Humboldt.

Observações
Cuba pode ser considerado um país autoritário, mas a maior parte é difamação norte-americana. É certo que há alguns presos políticos, mas esse número tem diminuído de milhares a escassas centenas. Os valores de criminalidade, analfabetismo e morte infantil são dos mais baixos a nível mundial. A saúde, a vacinação e a educação são completamente gratuitos para todos. É um exemplo no que toca ao respeito dos direitos humanos e isso inclui tudo como não haver casos de exploração infantil, nem de crianças a dormir na rua.
A moeda oficial é o peso cubano, mas está tudo devidamente preparado para dólares e euros.
O idioma é o castelhano.
A diferença horária é de 5 horas a menos que Portugal Continental e 2 a menos que o horário de Brasília.
Os preços são semelhantes aos portugueses e mais caros que os brasileiros, já os hotéis e restaurantes são de muita qualidade mas por isso mesmo caros.
Os dias feriados em Cuba são 1 de Janeiro, 1 de Maio, 26 de Julho e 10 de Outubro.
Os transportes públicos são um dos poucos defeitos de Cuba pelo que há transportes específicos para turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário