Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Quebrando a barreira do som

Quando o ar em fluxo supersônico é comprimido, sua pressão e densidade aumentam, formando uma onda de choque. Em vôo supersônico (com velocidades acima de Mach 1), o avião produz inúmeras ondas de choque, sendo mais intensas as que se originam no nariz do avião, nas partes dianteira (bordo de ataque) e posterior (bordo de fuga) das asas e na parte terminal da fuselagem.

As ondas de choque geradas por um avião em vôo supersônico atingirão o solo depois da passagem do avião que as está produzindo, pois esse é mais veloz. Um observador no solo ouvirá um forte estampido assim que as ondas de choque o alcançarem. Esse estampido é conhecido como 'estrondo sônico'.








Quando eu era guri, tinha a maior vontade de andar em um Concorde. Achava o avião muito futurista e saber que era possível passar da barreira do som em um vôo comercial me fazia ficar muito entusiasmado.



Abaixo você confere dois vídeos de aviões passando a velocidade do som. Um deles não tem um final feliz.





Por fim você confere o ônibus espacial Atlantis passando a barreira do som.



DO: PIPOCA DE BITS

Um comentário:

  1. Nossa realmente os bichos são rápidos, quem dera poder pilotar um Caça, seria a melhor coisa do mundo. Eu sempre estou jogando jogos de simulação de vôo pelo fato de gostar muito de aviões, seria a melhor coisa do mundo pelo menos chegar perto de um... tirar uma foto hehehe.

    ResponderExcluir