Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O SOM SE PROPAGA NO ESPAÇO?

Cenas do jogo Star Wars

Cenas do jogo Star Wars

Você já deve ter visto algum filme tipo “Star Wars”, onde ocorrem guerras no espaço e a partir daquelas enormes explosões você ouve um estrondo imenso!!! Pois é, o único problema é que o som não se propaga no espaço! Ele pode ser ouvido de dentro da espaçonave, mas não fora. Por quê?

O som é um exemplo de onda mecânica e em ondas deste tipo são necessárias que exista algum meio para que elas se propaguem, como por exemplo, um gás, líquido ou sólido.

Quando você ouve algum som, é devido à vibração das moléculas que ocorrem da seguinte maneira: uma molécula vibra e passa sua vibração para a molécula vizinha, que por sua vez passa para a seguinte e assim por diante até chegar ao seu tímpano, assim ele passa por algumas estruturas dentro do seu ouvido, chegando ao nervo auditivo até que essa informação é levada ao seu cérebro e você ouve o mesmo som que estava sendo propagado. Confuso né!? Mas a questão é que esse som foi propagado por um meio (neste exemplo citado, o ar).

A mesma coisa acontece quando você esta em baixo da água ou em um meio sólido, todos são meios de propagação. Contudo no espaço há um grande vácuo, ou seja, não há nem um meio material (não há moléculas) para o som se propagar e por isso você não ouve nada.

Quando você ouve o barulho de explosões no espaço em alguns filmes, isso não passa de ficção cientifica. Assim como o fogo conseqüente pela explosão, pois é preciso a presença de oxigênio para haver combustão, mas isso é outro assunto a ser discutido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário